O serviço de streaming de jogos clássicos licenciados, Antstream Arcade, foi oficialmente lançado nos consoles Xbox nesta segunda-feira (24). Com uma assinatura anual ou vitalícia, os usuários terão acesso a um vasto catálogo rotativo com mais de 1400 títulos retrô, incluindo clássicos populares como Mortal Kombat, Metal Slug, Space Invaders, Pac-Man e muitos outros.
Além de revisitar esses jogos nostálgicos, o Antstream Arcade oferece funcionalidades exclusivas para fortalecer as comunidades de jogadores. Isso inclui torneios semanais, placares de líderes e desafios especiais que modificam diretamente o código dos jogos, criando novas condições para conquistar pontos.
A plataforma tem planos de adicionar novos jogos semanalmente ao catálogo, abrangendo várias plataformas como Nintendinho, Super Nintendo, Atari, Game Boy, Mega Drive, Arcade, e até mesmo PSOne, com mais títulos a caminho.
Apesar do lançamento, os assinantes atuais precisarão criar um novo perfil para jogar no Xbox, o que pode ser uma limitação para os usuários já existentes. No entanto, o time de desenvolvimento está trabalhando para oferecer a possibilidade de vincular contas, uma atualização que está prevista para ser disponibilizada até o fim deste ano.
Preço e Como Jogar
Atualmente, o Antstream Arcade ainda não chegou oficialmente à loja do Xbox no Brasil, mas isso não impede que os interessados acessem o jogo.
Uma forma de acessar é alterar facilmente a região do console para os Estados Unidos nas configurações do Xbox Series S ou X. Após o reinício do sistema, o Antstream Arcade estará disponível para compra na Microsoft Store em dólares, com duas opções de assinatura:
- Antstream Arcade: US$ 29,99
- Antstream Arcade: Lifetime Pass – US$ 79,99
Considerando que a Microsoft está diretamente envolvida no projeto, é provável que o Antstream seja lançado com preços localizados no Brasil em breve.

Lançamento no Xbox
O Antstream já estava disponível para computadores e dispositivos móveis desde 2019, mas o lançamento nos consoles Xbox One e Xbox Series era parte de um plano de expansão. O sucesso desse lançamento foi possível graças à colaboração de Phil Spencer, presidente da Microsoft Gaming.
“Eu entrei em contato com Phil Spencer e tivemos uma reunião, ele adora preservação de jogos – ele fala muito sobre isso, mas quando você o vê e está frente a frente conversando sobre o assunto, ele é extremamente apaixonado por ele”, disse Mike Rouse, chefe do Antstream, em uma entrevista ao podcast Xbox Expansion Pass.
“Ele essencialmente nos deu sinal verde para trabalhar com o Xbox, então passamos o último ano preparando nossa tecnologia e otimizando o código para rodar no Xbox. Sem o apoio de Phil e sua equipe, isso nunca teria acontecido”, acrescentou.
Preservação dos Videogames
A preservação dos videogames tornou-se um tema cada vez mais relevante nos últimos anos. O fechamento de lojas digitais e outros meios oficiais para adquirir jogos antigos tornou cada vez mais difícil o acesso legal a eles.
De acordo com um estudo realizado pela Video Game History Foundation (VGHF) e Software Preservation Network, 87% dos jogos clássicos lançados nos Estados Unidos não estão mais disponíveis legalmente nos dias de hoje – uma média de 9 em cada 10 títulos.