O console 3DO atraiu pouca atenção na época de seu lançamento, sendo uma raridade na coleção dos jogadores. Considerado um dos primeiros consoles da “geração 32-bits”, o projeto foi liderado pela Electronic Arts em parceria com outras empresas, oferecendo jogos interessantes, mas sem conseguir competir com o PlayStation, Saturn e Nintendo 64.
A ideia por trás do 3DO era interessante, pois não era um videogame produzido exclusivamente pela Electronic Arts, mas sim um sistema de hardware compartilhado que permitiu a Panasonic, Goldstar / LG e Sanyo fabricarem o console com suas próprias marcas, semelhante aos videocassetes e aparelhos de DVD da época.
Embora o console M2 tenha sido planejado como uma sequência, ele nunca foi lançado. No entanto, a Panasonic, por meio de sua empresa-mãe Matsushita, aproveitou a tecnologia do sistema e lançou-o em outros produtos para uso industrial e médico.
Uma dessas versões foi o FZ-35S, um sistema lançado pela Panasonic baseado no M2 e destinado ao mercado corporativo. Além das características do console de videogame não lançado, o FZ-35S também possuía dispositivos IDE e Zip. Era uma espécie de computador que combinava a experiência de um videogame com funções corporativas, semelhante ao conceito do MSX.
Recentemente, alguém no Japão adquiriu uma unidade do FZ-35S por 150 mil ienes (cerca de R$ 5.360) em um leilão do Yahoo Auctions Japan. O sistema foi acompanhado pelo jogo Pon Pon Land. Esse valor de venda é significativamente inferior ao seu verdadeiro valor em outros mercados, tornando-se uma verdadeira barganha. Estima-se que existam entre 10.000 e 50.000 unidades do M2 em circulação.
A história do M2 no Japão:
Apesar de não ter alcançado o sucesso esperado pela Panasonic e de não ter se tornado um console de videogame comercializado, o M2 teve um papel interessante no Japão. A Konami lançou um fliperama chamado Tobe! A Polystars, que utilizava a base do M2, e o jogo Battle Tryst também fez uso desse sistema que nunca se tornou um console de videogame propriamente dito, mas teve sua utilidade explorada.
A venda dessa edição rara do 3DO M2 no Japão por um valor relativamente baixo despertou o interesse dos colecionadores e entusiastas de consoles antigos. Esses dispositivos são considerados verdadeiros tesouros pelos fãs da história dos videogames. Embora o M2 não tenha se tornado um sucesso comercial, sua contribuição para o desenvolvimento da indústria de jogos é digna de reconhecimento.